quinta-feira, 10 de julho de 2014

Escrito sobre moda

Anderson Dias
10 de julho de 2014


O que é moda


Eu comecei a ler um livro chamado "MODA, uma filosofia" do filósofo contemporâneo e norueguês Lars Svendsen. Decidi escrever essa pequena dissertação não com um olhar crítico da obra aqui citada, até porque ainda me encontro no segundo capítulo do livro, tampouco venho trazer uma definição plena do assunto. O próprio livro aponta que tal pretensão não é tão fácil quanto parece, uma vez que a definição de moda não é um conceito fechado, pois vários pensadores antigos e atuais compreendem a moda de distintas formas. É aí que entra o cerne do motivo pelo qual passei a refletir sobre o tema Moda. O que é moda? Como nós, a gama leiga do assunto compreende a moda? A moda é aquilo que está evidente? Aquilo que se mostra no centro das atenções? Moda é meramente aquilo que determina a mídia? Moda é só roupa?

 Sinceramente, eu não sei responder com exatidão algumas das questões expostas acima, entretanto, algumas delas me fizeram refletir um pouco mais sobre o assunto. Acredito que moda de fato não seja meramente aquilo que está em uso. Moda para mim é história! Portanto, ao meu ver aquilo que hoje está em desuso ainda é moda, mas muito mais pelo sentido de fazer parte do existir no processo da história da moda. Além do mais, acredito também que a moda seja um produto da mídia. Acho que a mídia de certa forma, lança sua moda a sociedade e esta certamente a adere, porém não é só a mídia que faz moda. Até mesmo aquele sujeito sem muitos dotes para a moda, faz moda. Seja para ele a moda algo sem importância, contudo, mesmo sem saber ele a faz.

Pensando deste ponto de vista me incorreu uma outra questão. Mesmo sem nos atentarmos a moda, ela ainda se faz presente. Então já imaginou em quais contextos a moda está presente? Será se ela se encontra viva até mesmo nos campos mais inesperados da humanidade? Além do vestuário, é claro! Pensar sobre moda parece inútil, mas ela está presente na sua vida mais do que você imagina. Bom, eu hoje compreendo isso a tal ponto que posso ver moda nos mais diversos cenários da vida humana. Moda para mim é de fato uma filosofia de vida,  a maneira de enxergá-la e dar sentido a ela, e está relacionada também a identidade. Moda tem a ver com significado, até mesmo com ideologia, moda portanto está inserida no campo das representações e das idéias.

Sendo assim, a moda tem efeito nos grupos, moda é também comunidade, é linguagem, seja ela visual ou verbal. Contudo, moda acaba por adentrar no campo da psicologia, pois se moda é idéia, é significado, é linguagem e causa efeito nas comunidades a moda pode ser compreendida, portanto como comportamento, este por sua vez o maior objeto de estudo da psicologia. Observe onde a "supérflua" moda está inserida! A moda está certamente em outros contexto que caberão menos discussão. A moda está na arte, está no consumo, está no estilo estilo de vida das pessoas, está escrita na historia. Olha como a moda que socialmente passa despercebida e que parece algo tão desinteressante para o campo acadêmico, está entrelaçada nos mais diversos aspectos do homem e que deve sim ter uma compreensão que vá, e muito, além do vestuário, porque moda não é só roupa. Seria, então, impertinente dizer que moda é uma ciência? O que é a moda para vocês?
   

Nenhum comentário: